Continued">

Cicatriz de Abdominoplastia

 A Abdominoplastia, que também é conhecida como plástica do abdômen ou dermolipectomia, é um procedimento cirúrgico que reduz o excesso de pele e gorduras localizadas para que o abdômen fique com uma aparência mais firme e tonificada. A remoção do excesso de pele também pode reduzir as estrias aparentes, já que aquelas localizadas na porção inferior do abdômen serão retiradas junto com o excesso cutâneo.

A indicação de abdominoplastia depende da presença de flacidez cutânea que aparece principalmente após a gravidez ou variação de peso.

Sobre a cicatriz

O tamanho final da cicatriz da abdominoplastia depende da quantidade de pele retirada e da qualidade do tecido (maior ou menor capacidade de acomodação). A localização ideal da cicatriz é logo acima dos pelos pubianos prolongando-se lateralmente na forma de um arco suave, facilmente coberto por um biquíni.

Em alguns casos, por escassez de tecido cutâneo, faz-se necessária a confecção de um pequeno prolongamento vertical na forma de mini T invertido. Essa cicatriz corresponde ao fechamento do orifício original do umbigo

Cicatriz de umbigo

A maior preocupação entre as pessoas que desejam submeter-se a abdominoplastia deve ser com relação a cicatriz umbilical, já que essa área ficará exposta com o uso de trajes de banho. Na abdominoplastia completa sempre é necessária a cicatriz ao redor do umbigo para sua fixação na nova posição em relação a pele esticada. Por isso temos um cuidado especial nesse tempo cirúrgico para obtenção dos melhores resultados com a cicatriz fixada aos planos profundos, não aparente.

 

Qualidade da cicatriz

A qualidade e aparência da cicatriz preocupam os pacientes. É normal esta ansiedade!  Mas, o corpo precisa de um tempo para cicatrizar.

É comum a cicatriz ficar avermelhada por vários meses, isso demonstra que ela está ativa e em fase de amadurecimento. Por aproximadamente 1 ano, o aspecto da cicatriz já está mais claro e de melhor aspecto. É importante que o paciente siga as orientações pós-operatórias corretamente para monitorar a qualidade da cicatriz.

Mesmo assim, é importante saber que cada pessoa tem uma qualidade de cicatrização. Há pacientes que tem tendência em aparecer as conhecidas hipertróficas ou queloides durante a cicatrização. Portanto, estas pessoas devem se conscientizar dos riscos de surgirem cicatrizes de má qualidade nas incisões da abdominoplastia. Tudo deve ser conversado previamente com seu cirurgião plástico para tentar amenizar ao máximo o mau resultado da cicatriz

 

Dicas pós-cirúrgica para uma boa cicatrização

  • Evitar esforços e exercícios físicos nas primeiras semanas;
  • Seguir todas as orientações do cirurgião. Cada paciente tem uma necessidade e orientação individualizada;
  • Usar a cinta abdominal por no mínimo de 4 a 6 semanas;
  • Fazer o uso de pomadas para cicatrização, laser ou outro tratamento dermatológico indicado pelo médico;
  • Evitar expor a região operada ao sol, especialmente se tiver manchas roxas e avermelhadas;
  • Usar sempre o protetor solar se for à praia, mas sob orientação médica.

Últimas do blog

© 2017 Dra. Adriana Lembi. Todos os direitos reservados.